O Papa-formigas-gigante

(Myrmecophaga tridactyla)


external image 3678767679_5d52832f08.jpg


Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Pilosa
Família: Myrmecophagidae


 Habitat

O papa-formigas gigante está espalhado pela América Central e do Sul nos seus campos e cerrados e por vezes em florestas também.
Distribuição geográfica. A azul estão representadas as zonas onde se sabe que existem papa-formigas-gigantes, e a laranja estão representadas zonas em que se pensam estar extintos.
Distribuição geográfica. A azul estão representadas as zonas onde se sabe que existem papa-formigas-gigantes, e a laranja estão representadas zonas em que se pensam estar extintos.




























Alimentação:



Tamanduás comem formigas , térmitas e de corpo mole larvas . Usando o tempo, garras afiadas nas suas patas dianteiras, eles abrem as colónias de insectos e troncos de árvores. Eles, então, usar a língua para colher os ovos , as larvas e adultos de insectos . As glândulas salivares expelem uma pegajosa saliva durante a alimentação, que cobre a língua. Eles só ficam em uma colónia de formigas por um curto período de tempo para evitar formigas soldado , mas o papa-formigas-gigante pode consumir alguns milhares de insectos em alguns minutos. A língua está ligada ao externo e move-se muito rapidamente, sacudindo 150 vezes por minuto. Por vezes comem frutas e ovos de aves.


Risco de extinção:


220px-Status_iucn3.1_VU.svg.png



O papa-formigas-gigante é considerado vulnerável devido ao desaparecimento dos seus habitats.

Fisiologia:

Um tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 kg de peso e um comprimento de 1,80 m, incluindo a cauda. Possui coloração cinza acastanhada, com uma banda preta que se estende do peito até a metade do dorso, cauda comprida e peluda, focinho longo e cilíndrico, pés anteriores com três grandes garras e pés posteriores com cinco garras pequenas.

Benefícios da sua preservação:

O papa-formigas-gigante como se alimenta de insectos ajuda no controlo das populações de formigas e térmitas, logo ajuda a não existir uma sobrepopulação das mesmas permitindo assim um equilíbrio do ecossistema em que está presente.